Gestão de Portfólio de Projetos

Gestão de portfólio de projetos

Busco sempre privilegiar a infraestrutura atual e adaptar a Gestão de Portfólio de Projetos às soluções já adquiridas.

Quando o cliente não tem, apresento uma solução completa que tenho onde uso o Microsoft Project, o Excel e o PowerPoint para gerar o Status Report de todos projetos de forma automática, além de distribuir as informações e atualizar as atividades de cada membro da equipe através da integração com o e-mail e o calendário do Google (Gmail) e da Microsoft (Outlook).

Para essa solução é necessário pelo menos uma licença de Microsoft Project e uma do Microsoft Excel.

A solução consiste do uso de um Master Project que consolida todos os cronogramas de todos os projetos que compartilham um Pool de Recursos.Através de macros é extraído as informações e gerado o Status Report dos projetos de forma agil e com qualidade.

Essa solução permite controlar todo o pool de recursos da empresa ou de uma área específica e gerenciar todo o portfólio de projetos de forma integrada.

Entre em contato e solicite uma cotação.

Componentes das soluções de Gestão de Portfólio de Projetos

Veja abaixo com mais detalhes as necessidades essenciais com algumas das alternativas já testadas e validadas na nossa solução de gestão de portfólio de projetos:

Necessidade Alternativa Vantagens & Desvantagens & Comentários
Armazenamento e Estruturação dos documentos por projeto de acordo com o padrão da metodologia Solução de armazenamento nas nuvens (Já trabalhei com o Google drive e o Dropbox. Tive menos problemas de conflito com o Dropbox.) Vantagens

Flexibilidade de atualizar a documentação dentro e fora da organização

Desvantagens

Conflitos na atualização de documentos quando mais de uma pessoa atualiza o documento ao mesmo tempo. Isso pode ocorrer também quando a atualização é feita sem conexão e no momento da sincronização alguém já havia atualizado o mesmo documento.

Servidor de arquivos Vantagens

Não existe conflito de arquivos

Desvantagens

São necessárias soluções de infra complementares para acessar o documento fora da organização.

Também não é possível atualizar o documento sem uma conexão de rede.

Criação e atualização dos documentos (templates) adotados pela metodologia Microsoft Word, Microsoft Excel (obrigatórios) e Microsoft PowerPoint
Ainda não testei outras soluções
Atualização do cronograma Microsoft Project Desvantagem

Custo de aquisição

Soluções Open Source para avaliação Algumas das alternativas existentes com seus links para avaliação:

Soluções Open Source

GanttProject

http://www.ganttproject.biz/

Versão 2.8.11 publicada em 22/04/2020

Versão 3.0 RC publicada em 23/12/2020

 

Project Libre

https://sourceforge.net/projects/projectlibre/

Versão 1.9.3 atualizada em 07/01/2021

http://www.projectlibre.com/

Gestão das atividades Soluções testadas com uso do Kanban para gestão das atividades.

Nesse caso, o uso do cronograma é opcional e a geração do Status Report é adaptada.

Microsoft Plannerhttps://products.office.com/business/task-management-software

Trello: https://trello.com

Envio de e-mails e Notificações para responsáveis das atividades GMAIL, Outlook
Gestão do Portfólio e Geração dos Status Report Soluções completas para a gestão do seu portfólio podem ser integradas com as demais soluções apresentadas Microsoft Project e Microsoft Excel

Uso macros feita em VBA para a geração do Status Report de todos os projetos.

Abaixo os principais passos para a geração:

  • Gerente de Projetos atualiza o cronograma do seu projeto em Microsoft Project e o registro das questões em Microsoft Excel.
  • PMO entra no cronograma consolidado (MasterProject) no Microsoft Project e envia as atividades atualizadas para o Planilha do Portfólio de Projetos (via VBA);
  • PMO configura a Planilha para gerar SR no novo período (via VBA);
  • PMO gera SR de cada projeto (via VBA)

Clickup: https://clickup.com/

Solução completa com os seguintes benefícios.

  • Visão centralizada: permite visualizar todos os projetos em um único painel.

  • Customização avançada: campos personalizados, status e automações adaptáveis ao portfólio.

  • Dashboards dinâmicos: criação de relatórios visuais e indicadores de desempenho (KPIs) em tempo real.

  • Gestão de dependências: controle fácil das relações entre projetos e tarefas.

  • Priorização e alocação de recursos: facilita a definição de prioridades e a gestão de equipes entre projetos.

  • Integrações robustas: conecta com ferramentas de comunicação, CRM e finanças para visão completa do portfólio.

Referências bibliográficas

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMI - Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. The Standard for Portfolio Management, 4th Edition, Project Management Institute Inc., 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Organizational Project Management Maturity Model (OPM3), 3rd Edition, Project Management Institute Inc., Newtown Square, 2013.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Process Groups: A Practice Guide, 1st Edition, Project Management Institute Inc., Newtown Square, 2022.

KERZNER, H. Using the Project Management Maturity Model: Strategic Planning for Project Management, 3rd Edition, Wiley, 2019.

http://escritoriodeprojetos.com.br/escritorio-de-projetos

ISO, ISO 21500. http://www.iso.org/iso/catalogue_detail?csnumber=50003

Pinto, A., et al.  “The PMO Maturity Cube, a Project Management  Office Maturity Model”, PMI Research and Education Conference 2010 Proceedings, Washington D.C., USA.

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