

Eduardo Montes
Forum Replies Created
-
Sim, eles podem se sobrepor.
Ambos envolvem processos de planejamento, a diferença básica é na profundidade do planejamento. A iniciação é um planejamento de alto nível e o planejamento se baseia nesse planejamento feito na iniciação para conseguir uma previsão mais precisa e mais detalhada.
Além isso, a iniciação tem o objetivo de formalizar / aprovar o início do projeto.
Então você pode me perguntar, então porque não início diretamente pelo planejamento ao invés da iniciação?
Basicamente, porque quanto mais detalhado seu planejamento mais dificuldade para fazê-lo, mais horas alocadas e maior o custo de fazê-lo. Já pensou gastar horas e horas planejando em um projeto que pode não ser aprovado. Seria mais eficiente, você gastar o menor número de horas possíveis para descobrir sobre a inviabilidade de um projeto, concorda?
Sem considerar, que muitas vezes você não tem as informações necessárias para detalhar no início do projeto além de que as mudanças serão inevitáveis e pra que se investir horas detalhando algo que tem uma probabilidade alta de mudar.
Ou seja: a divisão é conceitual, mas na vida real, eles se misturam para garantir mais agilidade e conexão entre os objetivos do projeto e sua execução planejada.
Veja nesse artigo a comparação que faço entre os grupos de processos e o ciclo PDCA deixando os dois grupos de processos dentro do Planejar do Ciclo.
https://backup.escritoriodeprojetos.com.br/grupos-de-processos-de-gerenciamento-de-projetos/-
This reply was modified 2 months ago by
Eduardo Montes.
-
This reply was modified 2 months ago by
-
As atividades do seu projeto dependerá da metodologia adotada pela sua empresa e das características e as necessidades do seu projeto em particular.
Uma referência de metodologia adotada é a metodologia de 10 passos. Saiba mais em https://backup.escritoriodeprojetos.com.br/metodologia-de-gerenciamento-de-projetos/ -
Eduardo Montes
Administrator31/03/2025 at 23:21 in reply to: Componentes-chaves do Gerenciamento de ProjetosRespondendo às suas questões:
1- Qual a diferença entre ciclo de vida do projeto e grupos de processos? Parecem a mesma coisa. Como enxergá-los na prática? O seu livro está dividido por grupos de processos (onde está o ciclo de vida)?
São coisas distintas, mas, relacionadas.
Começando pelo ciclo de vida que são as fases do projeto do início até a sua conclusão.
Saiba mais em https://backup.escritoriodeprojetos.com.br/ciclo-de-vida-do-projeto/
Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.
Os grupos de processo adotados pelo Guia PMBOK são Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.
Em cada uma das fases você pode ter vários grupos de processo. Isso dependerá da forma que o projeto for estruturado.
Por exemplo, em um projeto de construção de um prédio onde você tem várias fases, como por exemplo:
1-Concepção e planejamento
2-Projeto e Engenharia
3-Execução da Obra
3.1-Preparação do terreno e fundações
3.2-Estruturação (pilares, vigas, lajes)
3.3-Instalações hidráulicas, elétricas e de climatização
3.4-Acabamentos (revestimentos, pintura, vidros, esquadrias, etc.)
3.5-Paisagismo e infraestrutura externa
4. Entrega e Pós-Obra
Na maior parte dessas fases, você terá os grupos de processo de planejamento, execução, monitoramento e controle e de encerramento. Concorda?
Algumas vezes, o nome da fase é similar ao nome do grupo de processo, por isso, pode causar confusão.2- a) Um projeto necessariamente tem que ter todas as áreas de conhecimento?
Provavelmente, você não executará todos os processos das áreas de conhecimento em um projeto. O que você vai usar (quais processos e de quais áreas de conhecimento) vai depender da metodologia adotada pela sua empresa e das características e as necessidades do seu projeto em particular.2-b) O livro “Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida” está dividido por grupos de processos (onde está o ciclo de vida)?
O ciclo de vida do projeto é todo o projeto com suas fases, do início a conclusão do projeto.
A resposta anterior também ajudar a entender essa questão.3- Um projeto necessariamente tem que ter todas as áreas de conhecimento?
Pergunta repetida=2-a)4- Está correto o entendimento que os Grupos de Processos seriam “atividades” e as Áreas do conhecimento seriam “passos” ?
Não., são conceitos distintos.
Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.
“Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou serviços)“
Área de conhecimento em gerenciamento de projetos é uma área identificada de gerenciamento de projetos definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita em termos dos processos que a compõem: suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas.
Para entender como os processos da sexta edição do Guia PMBOK se relacionam e se agrupam nas área de conhecimento e nos grupos de processo. Vide a tabela dentro de https://backup.escritoriodeprojetos.com.br/processos-do-guia-pmbok-sexta-edicao/Por favor, me avise se entendeu e se ficou alguma dúvida.
-
Rafael,
Boa noite.Estou entrando em contato com algumas ONGs para fazer a integração entre GPs interessados em ser voluntários e as ONGs.
Caso interesse, você pode cadastrar-se no site como GP voluntário para gerenciar projetos em ONGs. Saiba como ser um Gerente de Projetos Voluntário em https://backup.escritoriodeprojetos.com.br/gerente-de-projetos-voluntario
Uma segunda alternativa é você escolher seu projeto social (escolha alguma comunidade próxima ao seu bairro que quer ajudar) e fazer o projeto com minha ajuda, o que eu chamo de gestão compartilhada. Saiba sobre Gestão compartilhada do seu projeto para iniciantes em https://backup.escritoriodeprojetos.com.br/gestao-compartilhada-do-seu-projeto-para-iniciantes
Se ainda não gostar de nenhuma das alternativas, você ainda pode colaborar com nossa comunidade de GPs. Saiba Como colaborar para a comunidade de GPs em https://backup.escritoriodeprojetos.com.br/como-colaborar-para-a-comunidade-de-gpsVeja também nossas dicas e soluções para quem está iniciando em https://backup.escritoriodeprojetos.com.br/para-iniciar-em-gerenciamento-de-projetos
E aí, gostou de alguma das alternativas?
Se tiver alguma outra sugestão, também estarei pronto para ouvi-lo.Me avise se alguma das alternativas lhe interessa ou se precisar de mais informações.
-
Eduardo Montes
Administrator19/03/2016 at 08:56 in reply to: Fonte de artigo baixado não permiti a leituraMateus,
Esse é um cronograma gerado pelo Microsoft Project.
No caso que você não tenha o Project instalado, gerei uma versão em Excel do cronograma para você analisá-lo. Segue o link abaixo:
Se você tiver alguma versão do Microsoft Project, me avise qual é para eu gerar uma versão compatível.
-
Eduardo Montes
Administrator08/04/2025 at 16:58 in reply to: Componentes-chaves do Gerenciamento de ProjetosSim, seu entendimento está quase correto, mas vale uma pequena correção conceitual para alinhamento com o Guia PMBOK:
De forma mais precisa:
Um grupo de processos (ou grupos de processos de gerenciamento de projetos) é um conjunto de processos relacionados que são aplicados ao longo de uma fase ou de todo o ciclo de vida do projeto, com o objetivo de gerenciar e orientar o projeto de forma estruturada.O grupo de processos não gerencia uma fase específica do ciclo de vida, mas sim atua em todas as fases. Por exemplo, o grupo “Monitoramento e Controle” ocorre do início ao fim do projeto, em todas as fases.
De forma resumida:
Grupos de processos = conjunto de processos inter-relacionados e são aplicados em cada fase ou em todo o ciclo de vida do projeto.
Servem para organizar a aplicação dos processos de forma lógica e eficaz.