A importância de saber ouvir e de definir requisitos mínimos
Resolvi voltar para São Paulo para assumir um projeto de seis meses que já estava cinco meses atrasado. Era a primeira implantação no Brasil do…
Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o nível de excelência desejado, é o alicerce para o aperfeiçoamento contínuo.
Só podemos ser melhores se aprendemos com nossos erros e nossos acertos. Eu faço e registro as Lições aprendidas em todos os meus projetos e me torno uma pessoa melhor a cada novo projeto.
As lições aprendidas podem ser informais ou formais, documentadas ou apenas discutidas, feitas em grupo ou até individualmente, em uma reunião ou informalmente em um happy-hour ou no café.
Ainda muito pouco usadas nas organizações, principalmente, pela falta de tempo e ainda baixa preocupação em documentar o aprendizado.
Caso sua organização não tenha esse excelente hábito, sugiro adotá-lo mesmo que faça o registro das lições aprendidas com poucos colegas ou até sozinho.
Importante é garantir que você aprende com cada projeto e tornar-se uma pessoa melhor.
As lições aprendidas no projeto tem como objetivo principal evitar que os erros e os problemas encontrados não se repitam em futuros projetos, além de servir de base para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de Gerenciamento de Projetos.
Elas podem conter várias informações. Abaixo destacamos alguns dos tópicos mais comuns a serem discutidos e documentados:
Templates/Modelos: Licoes Aprendidas.docx
Metodologia PMO: 5.5.2Lições aprendidas
Lições aprendidas dos gerentes de projetos da comunidade
Conheça abaixo e aprenda com as lições aprendidas de gerentes de projetos.
Resolvi voltar para São Paulo para assumir um projeto de seis meses que já estava cinco meses atrasado. Era a primeira implantação no Brasil do…
Quando trabalhava no Martins, meu primeiro grande projeto foi a implantação de um fluxo de requisição de compras de bens e serviços. Antes de mim,…
O gerenciamento de projetos é, por sua própria natureza, um desafio constante. Lidamos com pessoas, suas emoções, suas distintas personalidades, seus desejos e muitas outras complexidades.
Antes apenas esporadicamente, hoje boa parte dos Gerentes de Projeto cedo ou tarde irá trabalhar com equipes multiculturais, sejam elas presenciais ou remotas (caso mais comum).