Estimar os recursos das atividades
Estimar os recursos da atividade é estimar todos os recursos necessários para a execução de cada atividade determinando o tipo e a quantidade de material,…
Explore as principais áreas de conhecimento que fundamentam o gerenciamento eficaz de projetos. Desde a gestão de escopo e custos até riscos e qualidade, esta categoria oferece guias práticos, melhores práticas e ferramentas para aplicar conceitos essenciais no dia a dia. Descubra como dominar essas áreas pode levar ao sucesso consistente de seus projetos, seguindo padrões reconhecidos como o Guia PMBOK.
Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e todos os seus processos definidos no Guia PMBOK®.
Para cada um de seus processos, apresentamos suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.
Sempre oferecendo exemplos práticos, templates e informações complementares para auxiliar no seu entendimento.
Abaixo cada área de conhecimento com a numeração usada nos capítulos do Guia PMBOK®:
Estimar os recursos da atividade é estimar todos os recursos necessários para a execução de cada atividade determinando o tipo e a quantidade de material,…
Sequenciar as Atividades tem como objetivo, identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades.Recomenda-se o uso de um software de gerenciamento de cronogramas…
Os atributos das atividades descrevem as particularidades de cada atividade. Os atributos usados podem variar de acordo com seu projeto ou de sua metodologia de…
Segundo o Guia PMBOK®, Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.
O que é o gerenciamento do cronograma? O gerenciamento do cronograma inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto (PMI, 2017, p.173).…
Segundo o Guia PMBOK®, as aquisições são encerradas quando o comprador, em geral por meio do administrador de aquisições autorizado, envia ao fornecedor um aviso…
Segundo Montes (2018), o contrato, um dos principais elementos das Aquisições, é um documento legal entre comprador e fornecedor que descreve um acordo mútuo gerando…
Segundo o Guia PMBOK®, encerrar o projeto ou fase é o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de…
Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos de Monitoramento e Controle mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as…
Segundo o Guia PMBOK®, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos…