Termo de nomeação da equipe
O Termo de nomeação da equipe tem objetivo similar as regras básicas que definem um conjunto de regras e procedimentos que norteiam o trabalho de…
Explore as principais áreas de conhecimento que fundamentam o gerenciamento eficaz de projetos. Desde a gestão de escopo e custos até riscos e qualidade, esta categoria oferece guias práticos, melhores práticas e ferramentas para aplicar conceitos essenciais no dia a dia. Descubra como dominar essas áreas pode levar ao sucesso consistente de seus projetos, seguindo padrões reconhecidos como o Guia PMBOK.
Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e todos os seus processos definidos no Guia PMBOK®.
Para cada um de seus processos, apresentamos suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.
Sempre oferecendo exemplos práticos, templates e informações complementares para auxiliar no seu entendimento.
Abaixo cada área de conhecimento com a numeração usada nos capítulos do Guia PMBOK®:
O Termo de nomeação da equipe tem objetivo similar as regras básicas que definem um conjunto de regras e procedimentos que norteiam o trabalho de…
A transição do produto, serviço ou resultado final para a operação deve acontecer conforme as políticas adotadas pela empresa. Normalmente, adota-se um período de dias…
O Relatório Final foi incluído na Sexta Edição do Guia PMBOK®. Uma das saídas do processo Encerrar o projeto ou fase que tem como intuito…
Gerenciar a equipe é uma das atividades centrais no gerenciamento de projetos e tem como objetivo principal garantir que os membros da equipe alcancem um…
Desenvolver a equipe do projeto tem como objetivo melhorar as competências e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.
Com a mudança e a abrangência da área de conhecimento de Recursos Humanos para Recursos na 6a edição do Guia PMBOK, Mobilizar a equipe do…
Planejar o gerenciamento dos recursos ou desenvolver o plano dos recursos tem como objetivo definir todas as atividades relacionadas ao ciclo de vida dos recursos…
Segundo o Guia PMBOK®, p.352, controlar os recursos é o processo de garantir que os recursos atribuídos e alocados ao projeto estão disponíveis conforme planejado,…
O que é gerenciamento dos recursos? O gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a…
Controlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.