Planejar o gerenciamento do escopo
Planejar o gerenciamento do escopo define e documenta como a equipe do projeto irá definir, validar e controlar o escopo.
Explore as principais áreas de conhecimento que fundamentam o gerenciamento eficaz de projetos. Desde a gestão de escopo e custos até riscos e qualidade, esta categoria oferece guias práticos, melhores práticas e ferramentas para aplicar conceitos essenciais no dia a dia. Descubra como dominar essas áreas pode levar ao sucesso consistente de seus projetos, seguindo padrões reconhecidos como o Guia PMBOK.
Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e todos os seus processos definidos no Guia PMBOK®.
Para cada um de seus processos, apresentamos suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.
Sempre oferecendo exemplos práticos, templates e informações complementares para auxiliar no seu entendimento.
Abaixo cada área de conhecimento com a numeração usada nos capítulos do Guia PMBOK®:
Planejar o gerenciamento do escopo define e documenta como a equipe do projeto irá definir, validar e controlar o escopo.
As comunicações do projeto são as mais variadas possíveis e são essenciais para garantir o alinhamento entre as partes interessadas do projeto. Toda comunicação deve…
O plano de gerenciamento das partes interessadas tem como objetivo principal definir as estratégias para aumentar o apoio, reduzir as resistências e minimizar os impactos…
O processo Monitorar as comunicações mudou de nome (Controlar as comunicações na quinta edição), mas, manteve o objetivo que é controlar e monitorar as comunicações…
O que é o gerenciamento das partes interessadas? O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento responsável por engajar as partes interessadas. Para…
Ferramentas usadas principalmente na área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento da qualidade do projeto.
O responsável pelo desempenho da equipe do projeto deve avaliar periodicamente o desempenho da equipe como um todo e de também de forma individual.
As previsões de custos ou do orçamento são calculadas usando o gerenciamento do valor agregado baseando-se na performance atual e o que falta para concluir…
Os requisitos de recursos financeiros do projeto são gerados a partir da linha de base do desempenho de custos.
A base das estimativas deve conter: