Documentação de aquisições
A documentação de aquisições é composta pelos documentos relacionados a aquisição geradas inicialmente no Planejamento das Aquisições.
Explore as principais áreas de conhecimento que fundamentam o gerenciamento eficaz de projetos. Desde a gestão de escopo e custos até riscos e qualidade, esta categoria oferece guias práticos, melhores práticas e ferramentas para aplicar conceitos essenciais no dia a dia. Descubra como dominar essas áreas pode levar ao sucesso consistente de seus projetos, seguindo padrões reconhecidos como o Guia PMBOK.
Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e todos os seus processos definidos no Guia PMBOK®.
Para cada um de seus processos, apresentamos suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.
Sempre oferecendo exemplos práticos, templates e informações complementares para auxiliar no seu entendimento.
Abaixo cada área de conhecimento com a numeração usada nos capítulos do Guia PMBOK®:
A documentação de aquisições é composta pelos documentos relacionados a aquisição geradas inicialmente no Planejamento das Aquisições.
As propostas dos fornecedores são preparadas em resposta aos documentos de aquisição (RFP, RFI, RFQ) e são a principal referência para selecionar o melhor fornecedor.
A Lista dos fornecedores qualificados são fornecedores pré-selecionados com qualificações e experiência anterior com maior chance de bom desempenho.
Conduzir as aquisições dá continuidade ao processo planejar as aquisições. Resumidamente, as principais etapas do processo planejar aquisições:
Os critérios para seleção de fontes ou fornecedores são usados para medir, comparar e/ou pontuar as propostas dos fornecedores.
Os documentos de aquisições são usados em todos os processos de Aquisições, porém, tem objetivos e documentos distintos que serão descritos abaixo.
As decisões de fazer ou comprar documentam as conclusões obtidas em relação aos produtos, serviços ou resultados do projeto adquiridos fora da organização do projeto…
A Especificação do trabalho das aquisições descreve do ponto de vista do fornecedor sendo contratado todo o trabalho a ser entregue pelo mesmo. Na 4a…
Para estimar os custos deve-se considerar todos os recursos (diretos ou indiretos) a serem usados. Esses recursos podem ser mão-de-obra, materiais, equipamentos, entre outros. Para…
O cronograma de um projeto é um documento essencial que organiza e planeja as atividades, definindo suas respectivas datas de início e término, os recursos…